-
Arquitetos: The Architecture Story
- Área: 1250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Suryan // Dang
-
Fabricantes: Black Sand Bronze, Kohler
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no bairro de Ballard Estate, em Mumbai, Índia, este local abrigava anteriormente uma fábrica de gelo abandonada que servia como depósito para o gelo produzido. Durante nossa visita inicial, descobrimos um espaço de armazém bruto que oferecia numerosas possibilidades de intervenção. Era crucial para nós mantermos a integridade do armazém, incluindo seu telhado inclinado e vigas de madeira. Felizmente, nosso cliente era um apaixonado por arquitetura e estava aberto a correr riscos, permitindo-nos criar um sistema flexível e modular que respeitasse a história do armazém.
A experiência Doki Doki se desenvolve atrás de um mural de fachada listrado em três tons projetado pela TAS e pintado pelo artista local Narayan Kadam. O mural serve como um dispositivo para se afastar da rua movimentada e introduzir um novo ritmo visual. Ao entrar no espaço, os visitantes são recebidos por uma grande instalação de arcos metálicos que serve como um ponto central o qual combina função e experiência. O segundo mural, na parede entre o espaço de varejo principal e a galeria, também é personalizado pela TAS e explora a malha reticulada como um dispositivo que expande o ritmo visual do mural exterior para o espaço interno.
Em vez de um layout de varejo convencional, onde as prateleiras das roupas são posicionadas contra as paredes e a circulação ocorre de maneira linear e previsível, criamos um sistema modular flexível. Essa metodologia de design sustentável permite que o sistema seja reconfigurado em diferentes arranjos e facilmente transportado para outras localizações se necessário. Os arcos dentro do espaço servem tanto como passagem quanto como espaço de exibição para roupas e objetos, e a estratégia espacial em um loop contínuo incentiva os visitantes a percorrerem o espaço.
Todas as peças de mobiliário soltas na loja foram projetadas e personalizadas pela TAS com uma lógica geométrica de ângulos retos sólidos inspirada na cadeira de Rietveld, criando um contraste com os arcos fluidos. Para este projeto, exploramos a linha simples como ponto de partida para nossa pesquisa, investigando como ela pode se traduzir em espaço e se transformar em muitas formas. Temos explorado o design de móveis nos últimos cinco anos e vemos nossos produtos como uma extensão de nossa prática espacial.
A paleta de cores foi cuidadosamente escolhida para complementar a mistura eclética de jovens designers representados na loja. A combinação da estrutura metálica, piso de concreto polido e textura da parede permite uma interação entre duas abordagens de materiais muito distintas.